10 Atitudes dos Trabalhadores com Sucesso

Porque é que algumas pessoas atingem facilmente o topo da carreira, enquanto outras não parecem evoluir?

Podemos pensar que essas pessoas têm mais talento, são mais inteligentes ou têm bons contactos… No entanto, há um factor ainda mais importante: a atitude.

1. Sou responsável pelo meu destino.
Se vai estar toda a sua carreira à espera que aconteça algo espectacular, vai esperar muito tempo. Os profissionais de sucesso agem para que as coisas aconteçam.
Empenhe-se e pense na sua carreira duma forma diferente.

2. Todas as pessoas são um potencial contacto.
Ser agressivo pode levá-lo longe, no seu local de trabalho… Mas ser educado também! Acha que não é importante estabelecer uma boa relação com a secretária do seu chefe? Pense outra vez, quando lhe pedir o favor de encaixar a SUA reunião na agenda apertada DELE… Esteja atento a quem o rodeia: nunca sabe as posições que essas pessoas vão ocupar no futuro.

3. Tudo é possível.
Acredita que nunca chegará a uma posição de chefia? Então isso nunca acontecerá!
Pense nas pessoas que o rodeiam. Encontre um modelo, com quem possa aprender. Reproduza as atitudes de sucesso mas, ainda mais importante, veja como o seu modelo aprendeu com os erros.

4. Nenhuma tarefa é pequena demais.
Nunca se sabe quando podem reparar em nós. Por esse motivo, esforce-se e orgulhe-se do seu trabalho – de TODO ele. Uma das nossas clientes é Relações Públicas duma empresa multinacional. Quando começou a trabalhar, foi encarregue de organizar e inventariar o economato… Ela envolveu-se no projecto e rapidamente foi reconhecida pelo seu esforço e pela sua atenção aos detalhes. Lembre-se disto, na próxima vez em que se sinta desmotivado por estar envolvido numa tarefa que considere “menor”.


5. Fui feito para este trabalho... E para um superior!
Se passa os dias a pensar que não foi feito para este trabalho, então a sua performance vai sofrer! Pode não se adaptar exactamente ao seu trabalho actual, mas os trabalhadores de sucesso agem como se estivessem a desempenhar a sua função de sonho, independentemente dos pormenores actuais.
Procure os seus factores de auto-motivação. O que é que gosta verdadeiramente de fazer, agora? Concentre-se nesses detalhes. AJA nos que está mais fraco.

6. Não é só o que sei. É também quem conheço!
Os trabalhadores de sucesso compreendem a importância do relacionamento, dentro e fora do escritório. Você necessita de trabalhar proactivamente na sua rede de contactos. Convide um colega para almoçar. Vá a actividades extra-profissionais, que envolvam colegas de trabalho. Inscreva-se e participe na sua associação profissional. Utilize a Internet. Estabeleça o seu network, com uma perspectiva de futuro.

7. Que mais posso fazer?
Dado que está encarregue do seu futuro, é você quem deve procurar formas de melhorar as suas competências profissionais. Ofereça-se para um novo projecto. Aprenda uma nova técnica, que o torne mais “apetecível” profissionalmente. Fique até tarde, para ajudar os seus colegas. Os trabalhadores de sucesso não terminam o horário e saem: eles procuram formas adicionais de deixar a sua marca.


8. Os erros ajudam-me a caminhar para o sucesso.
Mesmo que os seus colegas pareçam nunca errar, a verdade é que todos sofremos percalços no caminho para o sucesso. A diferença entre os trabalhadores de sucesso e os outros, é a forma como lidam com os erros. Quem encontra o sucesso, aprendeu com os seus erros e seguiu em frente!

9. Sou o meu maior fã!
Está à espera que alguém no escritório reconheça os seus talentos e o seu esforço? Talvez tenha chegado a altura de fazer algum marketing pessoal… Erga-se e fale sobre os seus resultados e tudo o que alcançou para a companhia. Os trabalhadores de sucesso sabem realçar os seus sucessos, sem cair no narcisismo.

10. Estou sempre atento a oportunidades.
Sim, há dias em que simplesmente estamos satisfeitos com tudo o que já alcançámos. Lembre-se, no entanto, que os trabalhadores de sucesso estão sempre atentos a oportunidades para melhorarem. Mantenha-se atento a tudo o que o rodeia: nunca se sabe quando vai descobrir a oportunidade que transformará a sua carreira!

0 comentários: