Anda a Preguiçar?

A produção e a concentração são essenciais para a progressão na carreira. Ocasionalmente, é natural que as pessoas se desviem temporariamente do caminho. As sugestões seguintes vão ajudá-lo a concentrar-se, motivar-se e preparar-se para o sucesso!

Cuidado porque as empresas são cada vez menos coniventes com a preguiça!

Relatórios recentes indicam que as empresas perdem anualmente biliões de Euros, por perda de produtividade. O trabalhador médio admite desperdiçar mais de duas horas por dia, em actividades tão simples como telefonemas pessoais, socializar com colegas, tomar café...
As empresas prestam cada vez mais atenção à falta de produtividade e começam a punir os colaboradores menos empenhados. Quem não gere bem o seu tempo e não está consciente de que as suas acções menos produtivas chamam a atenção, deve reflectir que esses factores podem custar-lhe promoções, aumentos e evolução na carreira...


1. Atrasos crónicos
O “mais vale que nunca” não se aplica ao mundo do trabalho.
Se é sempre o último a chegar ao escritório, os seus colegas e directores podem, não só questionar o seu profissionalismo, mas também ficarem aborrecidos com a sua falta de espírito de equipa (mesmo que fique até mais tarde, para compensar).
Para além disso, ao saber que está atrasado, pode chegar ao escritório já stressado e sem concentração.
Ideias práticas para corrigir
Apesar de todos gostarmos de dormir até tarde, de vez em quando,
chegar sistematicamente atrasado é um péssimo hábito. Para o superar, determine a que horas TEM de sair de casa. O objectivo é sair 5 a 10 minutos ANTES desse deadline. Pode também encontrar um colega de trabalho com quem partilhar a viagem, obrigando-se a ser mais pontual. Certifique-se de que conta com algum tempo extra, para imprevistos de viagem…


2. Visitinhas à Internet

Os “inofensivos” 15 minutinhos que passamos a surfar na Internet e a enviar e-mails aos amigos não fazem mal a ninguém, pois não? A verdade é que, infelizmente, acabam por nunca ser apenas 15 minutos. Segundo estudos do consultor americano Robert Haf, cada trabalhador passa, em média, uma hora por dia a tratar de assuntos pessoais na Net. Os custos? Na América, estas horas desperdiçadas de produtividade significam perdas anuais de mais de 178 biliões de dólares. E se pensarmos que Portugal está em crise…. Talvez esteja na hora de nos preocuparmos com isso!
Para além disso, ao aceder à Internet usando o computador da empresa, está a deixar um rasto electrónico de todas essas actividades pessoais. Esse registo pode prejudicá-lo gravemente.
Ideias práticas para corrigir
Se é mesmo um fanático de desporto ou gosta de ler as últimas actualidades, não ceda à tentação de entrar na Net quando está envolvido em projectos.
Apesar duma pausa mental em alturas de stress ser parte da vida moderna, reserve as grandes leituras e pesquisas para quando estiver em casa. Dessa forma, mantém-se enfocado na tarefa e o seu trabalho terá maior qualidade e quantidade.
Além disso, não se esqueça que o computador do escritório pertence à empresa: deve utilizá-lo apenas para o seu trabalho…

3. Que soninho…

As horas menos produtivas, em qualquer empresa, são as que se seguem à hora do almoço.
Todos nos sentimos cansados e a nossa produtividade desce imediatamente nessa altura… A cabeça fica pesada, as pálpebras vão-se fechando e não há litros de café que ajudem… Recordamos com saudade a infância e a sesta que a mãe nos obrigava a fazer durante a tarde…
Infelizmente, os nossos chefes estão quase sempre alerta: reparam na nossa preguicite aguda e na resultante falta de output.
Ideias práticas para corrigir
Almoce energia!
Almoços completos e saudáveis (esqueça a fast-food, a barra de chocolate, as batatas fritas de pacote) ajudam-no a combater o sono ao início da tarde e mantêm-no alerta durante o horário de trabalho. Coma pequenas quantidades, ao longo o dia (de 3 em 3 horas, é o recomendado).
Quando se sentir com sono, abra uma janela, caminhe um pouco, procure a luz natural. O movimento faz com que a circulação sanguínea seja estimulada, o que desperta o organismo.

4. A atracção da distracção…

Quando nos distraímos facilmente com a conversa dos colegas, muitos cafés ou muitas piadas, é o nosso trabalho que sai prejudicado. Somos candidatos ideias para não cumprirmos deadlines, lutarmos para finalizarmos projectos, entregarmos apresentações fracassadas desde o início…
Ideias práticas para corrigir
Manter um bom relacionamento com os nossos colegas é saudável para a nossa carreira e bem-estar geral. Contudo, os nossos deveres profissionais, nunca devem ser prejudicados por uma “socialização” excessiva.
Termine primeiro a tarefa ou projecto que tem em mãos; depois, vá conversar e descontrair durante alguns minutos. Agora sim, já o merece!!!

5. Fazer recados

É importante equilibrar a nossa vida pessoal com a profissional. Fazê-lo, no entanto, não significa que se utilizem as horas de trabalho para tratar de assuntos pessoais. Permitir que as tarefas e obrigações pessoais interfiram constantemente com o trabalho é a maneira mais certa de prejudicar a sua carreira.
Ideias práticas para corrigir
É simples: enquanto está a trabalhar, foque-se no trabalho! Todas as outras actividades devem ser feitas fora do horário de trabalho. Sempre que possível, agende as consultas médicas para antes ou depois do horário de trabalho.
Seja honesto e peça ao seu chefe para prolongar um pouco a sua hora de almoço, em vez de mentir e sair para uma consulta médica! Se tem circunstâncias atenuantes (como um bebé, doenças na família, pais idosos), converse com o seu responsável: entre os dois, podem criar um horário temporário mais flexível.

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