O problema é…. Você?!

Quando entra numa sala, todas as conversas param? Os grupos separam-se rapidamente e todos voltam para a sua secretária?
Interroga-se: “A pausa já tinha acabado ou andam a evitar-me?”
Se estas situações já aconteceram, estas podem ser algumas das razões pelas quais é posto de parte...

1. “Eu sei mais do que tu…”
Acrescenta incessantemente informação desnecessária ou pseudo-intelectual, durante uma conversa com colegas? Adora corrigir as informações deles? “Pesca” erros nos relatórios alheios? Deixe de ser sabichão, ou a única carreira que vai ter será a de “almoçar a sós”...

2. Cigarrinhos a mais...
Andam sempre à sua procura e nunca está por perto, porque “só está a fumar um cigarrinho”? A “tomar um cafezinho”? A “trocar informações com um colega”?
Tente limitar as suas pausas aos tempos estipulados pela empresa. Se está sempre ausente e os seus colegas aprendem que não podem contar consigo… Um dia vão mesmo deixar de contar consigo!

3. Quando for grande, quero ser Workaholic...
Chega tarde, faz almoços longos e só começa verdadeiramente a trabalhar após as 14h? Depois certifica-se que toda a gente repara que fica a trabalhar durante a noite?
A verdade é que não está a impressionar ninguém: pelo contrário, está a criar anticorpos nos seus colegas, que já fizeram um dia inteiro de trabalho quando você começa a aquecer os motores…

4. A revista “Caras” do escritório
Se é o tipo de pessoa a quem os outros contam pormenores da sua vida pessoal ou profissional, mantenha a confidencialidade.
Desvendar segredos ou coscuvilhar pode ajudá-lo a subir temporariamente na carreira mas, a longo prazo, desgasta a confiança que os outros têm em si. Se quer manter boas relações pessoais e profissionais, aprenda a guardar segredos.

5. O Advogado do Diabo
Sente-se sempre na obrigação de defender o ponto de vista contrário, quando entra num debate? Então pare! Nada é mais cansativo para os colegas de trabalho do que alguém que está sempre disposto a entrar em discussão, só para os desafiar.

6. Blá, blá, blá….
Incomoda sistematicamente os colegas, intrometendo-se nas conversas alheias? Tem opiniões contundentes, mesmo em conversas de que só ouviu os últimos 5 minutos? Se a única resposta que recebe é “hum, hum…”, isso significa que eles não estão interessados nas suas opiniões. Regresse ao trabalho!
7. Querem ver as novas fotos do meu bébé?
Ao mesmo nível do tagarela, está o recém papá ou recém mamã, que não pára de contar as gracinhas do filhote. Se é saudável viver a felicidade de um novo filho, a verdade é que certos pormenores (ou certas fotos, como a do bebé a mudar as fraldinhas…) pertencem à família e aos amigos mais íntimos.
É maravilhoso que ame o seu bebé, mas não o torne o único tópico de conversa…
8. A desarrumação em pessoa
Deixar canecas sujas, restos de comida na secretária, papéis fora do caixote do lixo, toneladas de documentos empilhados na mesa, tirar fotocópias e deixar lá o original, pedir materiais emprestados e nunca os devolver…
Continue assim e vai-se tornar o ódio de estimação dos colegas mais organizados.

9. Atenção à graxa…
Anda sempre atrás do seu chefe, ri das suas piadas e menciona o seu nome todas as vezes que fala com colegas? Pois é, anda a dar graxa…
Trabalhar num escritório exige sempre manter boas relações com o chefe, mas não se converta no seu escravo pessoal, alienando todos os colegas… Além disso, nunca se sabe quem irá substituir o chefe! E se for um dos seus colegas???

10. “Olhó MEGAFONE!!!!”
As suas conversas telefónicas são tão altas, que parece que está a usar o alta voz? Reduza o volume, para aumentar o sossego. Já tentou concentrar-se numa tarefa, com um rádio a tocar a altos berros, mesmo perto de si? Não conseguiu, pois não?
Uma voz muito alta tem o mesmo efeito: distrai os colegas que se tentam concentrar no trabalho a realizar.
Seja delicado: baixe a sua voz ou vá telefonar para o corredor, se possível…
Os colegas agradecem.
Se se reconhece em algum destes cenários, tenha cuidado: chegou a altura de mudar os seus hábitos.
Claro que nunca poderá agradar a todos, mas é necessário manter relações profissionais saudáveis, para desempenhar correctamente as suas funções e progredir na carreira.
Se se libertar dos seus hábitos incomodativos, ganhará novos amigos…

0 comentários: