Prepare a sua avaliação anual

Trabalhe ao longo do ano, para uma hora crítica

Recebe um e-mail do seu chefe, marcando o dia e a hora da sua avaliação anual. Entra em pânico ou em expectativa, sabendo que vai ter de apresentar ao seu chefe todo o trabalho dum ano? Tudo depende de como está preparado e da forma como geriu os seus objectivos ao longo do ano…

Reveja os seus objectivos ao longo do ano
Todos os colaboradores devem ir revendo os seus objectivos, ao longo do ano.
É um processo de auto-avaliação: ao reverem frequentemente os seus objectivos, é mais fácil relembrarem actividades e projectos, a serem usados como exemplo perante o chefe.
Existe um sistema simples, para demonstrar ao seu chefe que progrediu nos objectivos anuais. Esse sistema chama-se CAR (Contexto, Acções, Resultados). Pode criar um formulário para cada um dos seus objectivos. Imagine, por exemplo, que um dos seus objectivos é melhorar as suas capacidades de team-building. Usando o sistema CAR, pode apresentar o seu progresso da seguinte forma:

Contexto: Fui designado para participar numa task force de implementação duma nova estratégia de marketing.

Acções: Levei a que a equipa de actualização tecnológica se assegurasse de que o site da empresa reflectia a nova informação necessária.

Resultado: Actualizámos mais de 400 páginas com informação desactualizada, sobre a empresa e os nossos produtos. A minha equipa recebeu um louvor do Director de Marketing, pela sua participação no projecto.


Um outro exemplo:

Contexto: Criei uma competição comercial, para aumentar as vendas dum produto. O conceito foi colocar os melhores comerciais a partilharem as suas histórias de sucesso com os restantes colegas.


Acções: Solicitei ideias de alguns colegas e desenvolvi mensagens diárias, que foram colocadas na nossa intranet. Estas ideias foram, ainda, incluídas na nossa newsletter interna.


Resultado: Recebemos mais de 100 respostas de colegas e as vendas subiram 10%, este ano. Actualmente, os colegas fazem sugestões sobre como melhorar as vendas de outros produtos. A nossa página da intranet tornou-se uma das mais visitadas e comentadas internamente.
Se tiver bastantes histórias CAR para cada um dos seus objectivos, conseguirá demonstrar rapidamente os seus progressos, ao seu chefe. Se esperar pelo último minuto para reconstruir e recordar todo um ano de trabalho, vai provavelmente esquecer-se de muitas acções importantes que realizou.


Mantenha um arquivo de objectivos
Crie e dinamize um Arquivo de Objectivos: faça cópias de relatórios e de projectos finalizados. Uma vez por trimestre, no mínimo, compare-os com os objectivos atribuídos. Procure falhas, encontre as áreas que ainda tem de desenvolver; torne-as a sua prioridade para o próximo trimestre.
Pode constatar que os seus objectivos para os próximos seis meses já não são as tarefas mais importantes com que se deve ocupar. Se isso acontecer, está na altura de negociar os seus objectivos. Identifique a forma como as suas responsabilidades actuais se adequam às prioridades actuais da organização.
Aja agora!

Marketing pessoal
A avaliação anual é mais do que uma revisão salarial: pode ser uma oportunidade para promoção, imediata ou futura. A avaliação é a sua oportunidade para demonstrar que possui as qualidades de um top performer.
Analise quais são essas qualidades. Habitualmente, são a capacidade de realizar tarefas, de resolver problemas e de trabalhar com pessoas de todos os perfis. Durante a sua avaliação, conte histórias CAR, que demonstrem que possui as mesmas qualidades das pessoas nos lugares cimeiros da sua companhia. Realce as suas capacidades e comportamentos, com dados que os provem e sem falsas modéstias.



Planeie o próximo ano
A avaliação anual é uma altura excelente para estabelecer os objectivos do próximo ano. É importante fazê-lo duma forma clara, racional e contextualizada, porque é segundo estes objectivos que vai ser avaliado. Não improvise, não modifique, não altere… Sempre que necessário, negoceie novos objectivos com o seu chefe, mas sempre duma forma contextualizada, clara e argumentada.

Bons objectivos podem ajudar um colaborador a melhorar o seu desempenho em áreas específicas. Um bom desempenho dos colaboradores vai. Logicamente, ajudar a empresa a alcançar ou superar as suas expectativas. Por esse motivo, os objectivos devem ser METAS:

Motivador: só fazemos bem o que realmente queremos fazer…
Específico: convém uma descrição clara do que se deve fazer…
Temporizado: contém um acordo claro sobre os prazos
Alcançável: existe uma certa probabilidade de êxito
Seguível: como saberemos se os atingimos?

Conheça o seu chefe
Dependendo da formalidade da sua empresa, na definição de objectivos e processos de avaliação, muitas das suas recompensas serão baseadas no seu grau de alcance de objectivos. Por esse motivo, é importante mostrar progresso.
Contudo, também é essencial conhecer os factores importantes da sua comunicação.
Se já realizou o Perfil Forté, conhece a importância de adequar a sua comunicação ao interlocutor. Conheça os interesses, objectivos, prioridades e factores de motivação do seu chefe. Saiba como apresentar benefícios, como melhor comunicar as suas ideias e passar a imagem mais importante.
Não comunique à sua imagem, mas à imagem dele!

Prepare-se cuidadosamente e tenha uma boa avaliação!

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