O problema é…. Você?!

Quando entra numa sala, todas as conversas param? Os grupos separam-se rapidamente e todos voltam para a sua secretária?
Interroga-se: “A pausa já tinha acabado ou andam a evitar-me?”
Se estas situações já aconteceram, estas podem ser algumas das razões pelas quais é posto de parte...

1. “Eu sei mais do que tu…”
Acrescenta incessantemente informação desnecessária ou pseudo-intelectual, durante uma conversa com colegas? Adora corrigir as informações deles? “Pesca” erros nos relatórios alheios? Deixe de ser sabichão, ou a única carreira que vai ter será a de “almoçar a sós”...

2. Cigarrinhos a mais...
Andam sempre à sua procura e nunca está por perto, porque “só está a fumar um cigarrinho”? A “tomar um cafezinho”? A “trocar informações com um colega”?
Tente limitar as suas pausas aos tempos estipulados pela empresa. Se está sempre ausente e os seus colegas aprendem que não podem contar consigo… Um dia vão mesmo deixar de contar consigo!

3. Quando for grande, quero ser Workaholic...
Chega tarde, faz almoços longos e só começa verdadeiramente a trabalhar após as 14h? Depois certifica-se que toda a gente repara que fica a trabalhar durante a noite?
A verdade é que não está a impressionar ninguém: pelo contrário, está a criar anticorpos nos seus colegas, que já fizeram um dia inteiro de trabalho quando você começa a aquecer os motores…

4. A revista “Caras” do escritório
Se é o tipo de pessoa a quem os outros contam pormenores da sua vida pessoal ou profissional, mantenha a confidencialidade.
Desvendar segredos ou coscuvilhar pode ajudá-lo a subir temporariamente na carreira mas, a longo prazo, desgasta a confiança que os outros têm em si. Se quer manter boas relações pessoais e profissionais, aprenda a guardar segredos.

5. O Advogado do Diabo
Sente-se sempre na obrigação de defender o ponto de vista contrário, quando entra num debate? Então pare! Nada é mais cansativo para os colegas de trabalho do que alguém que está sempre disposto a entrar em discussão, só para os desafiar.

6. Blá, blá, blá….
Incomoda sistematicamente os colegas, intrometendo-se nas conversas alheias? Tem opiniões contundentes, mesmo em conversas de que só ouviu os últimos 5 minutos? Se a única resposta que recebe é “hum, hum…”, isso significa que eles não estão interessados nas suas opiniões. Regresse ao trabalho!
7. Querem ver as novas fotos do meu bébé?
Ao mesmo nível do tagarela, está o recém papá ou recém mamã, que não pára de contar as gracinhas do filhote. Se é saudável viver a felicidade de um novo filho, a verdade é que certos pormenores (ou certas fotos, como a do bebé a mudar as fraldinhas…) pertencem à família e aos amigos mais íntimos.
É maravilhoso que ame o seu bebé, mas não o torne o único tópico de conversa…
8. A desarrumação em pessoa
Deixar canecas sujas, restos de comida na secretária, papéis fora do caixote do lixo, toneladas de documentos empilhados na mesa, tirar fotocópias e deixar lá o original, pedir materiais emprestados e nunca os devolver…
Continue assim e vai-se tornar o ódio de estimação dos colegas mais organizados.

9. Atenção à graxa…
Anda sempre atrás do seu chefe, ri das suas piadas e menciona o seu nome todas as vezes que fala com colegas? Pois é, anda a dar graxa…
Trabalhar num escritório exige sempre manter boas relações com o chefe, mas não se converta no seu escravo pessoal, alienando todos os colegas… Além disso, nunca se sabe quem irá substituir o chefe! E se for um dos seus colegas???

10. “Olhó MEGAFONE!!!!”
As suas conversas telefónicas são tão altas, que parece que está a usar o alta voz? Reduza o volume, para aumentar o sossego. Já tentou concentrar-se numa tarefa, com um rádio a tocar a altos berros, mesmo perto de si? Não conseguiu, pois não?
Uma voz muito alta tem o mesmo efeito: distrai os colegas que se tentam concentrar no trabalho a realizar.
Seja delicado: baixe a sua voz ou vá telefonar para o corredor, se possível…
Os colegas agradecem.
Se se reconhece em algum destes cenários, tenha cuidado: chegou a altura de mudar os seus hábitos.
Claro que nunca poderá agradar a todos, mas é necessário manter relações profissionais saudáveis, para desempenhar correctamente as suas funções e progredir na carreira.
Se se libertar dos seus hábitos incomodativos, ganhará novos amigos…

10 Atitudes dos Trabalhadores com Sucesso

Porque é que algumas pessoas atingem facilmente o topo da carreira, enquanto outras não parecem evoluir?

Podemos pensar que essas pessoas têm mais talento, são mais inteligentes ou têm bons contactos… No entanto, há um factor ainda mais importante: a atitude.

1. Sou responsável pelo meu destino.
Se vai estar toda a sua carreira à espera que aconteça algo espectacular, vai esperar muito tempo. Os profissionais de sucesso agem para que as coisas aconteçam.
Empenhe-se e pense na sua carreira duma forma diferente.

2. Todas as pessoas são um potencial contacto.
Ser agressivo pode levá-lo longe, no seu local de trabalho… Mas ser educado também! Acha que não é importante estabelecer uma boa relação com a secretária do seu chefe? Pense outra vez, quando lhe pedir o favor de encaixar a SUA reunião na agenda apertada DELE… Esteja atento a quem o rodeia: nunca sabe as posições que essas pessoas vão ocupar no futuro.

3. Tudo é possível.
Acredita que nunca chegará a uma posição de chefia? Então isso nunca acontecerá!
Pense nas pessoas que o rodeiam. Encontre um modelo, com quem possa aprender. Reproduza as atitudes de sucesso mas, ainda mais importante, veja como o seu modelo aprendeu com os erros.

4. Nenhuma tarefa é pequena demais.
Nunca se sabe quando podem reparar em nós. Por esse motivo, esforce-se e orgulhe-se do seu trabalho – de TODO ele. Uma das nossas clientes é Relações Públicas duma empresa multinacional. Quando começou a trabalhar, foi encarregue de organizar e inventariar o economato… Ela envolveu-se no projecto e rapidamente foi reconhecida pelo seu esforço e pela sua atenção aos detalhes. Lembre-se disto, na próxima vez em que se sinta desmotivado por estar envolvido numa tarefa que considere “menor”.


5. Fui feito para este trabalho... E para um superior!
Se passa os dias a pensar que não foi feito para este trabalho, então a sua performance vai sofrer! Pode não se adaptar exactamente ao seu trabalho actual, mas os trabalhadores de sucesso agem como se estivessem a desempenhar a sua função de sonho, independentemente dos pormenores actuais.
Procure os seus factores de auto-motivação. O que é que gosta verdadeiramente de fazer, agora? Concentre-se nesses detalhes. AJA nos que está mais fraco.

6. Não é só o que sei. É também quem conheço!
Os trabalhadores de sucesso compreendem a importância do relacionamento, dentro e fora do escritório. Você necessita de trabalhar proactivamente na sua rede de contactos. Convide um colega para almoçar. Vá a actividades extra-profissionais, que envolvam colegas de trabalho. Inscreva-se e participe na sua associação profissional. Utilize a Internet. Estabeleça o seu network, com uma perspectiva de futuro.

7. Que mais posso fazer?
Dado que está encarregue do seu futuro, é você quem deve procurar formas de melhorar as suas competências profissionais. Ofereça-se para um novo projecto. Aprenda uma nova técnica, que o torne mais “apetecível” profissionalmente. Fique até tarde, para ajudar os seus colegas. Os trabalhadores de sucesso não terminam o horário e saem: eles procuram formas adicionais de deixar a sua marca.


8. Os erros ajudam-me a caminhar para o sucesso.
Mesmo que os seus colegas pareçam nunca errar, a verdade é que todos sofremos percalços no caminho para o sucesso. A diferença entre os trabalhadores de sucesso e os outros, é a forma como lidam com os erros. Quem encontra o sucesso, aprendeu com os seus erros e seguiu em frente!

9. Sou o meu maior fã!
Está à espera que alguém no escritório reconheça os seus talentos e o seu esforço? Talvez tenha chegado a altura de fazer algum marketing pessoal… Erga-se e fale sobre os seus resultados e tudo o que alcançou para a companhia. Os trabalhadores de sucesso sabem realçar os seus sucessos, sem cair no narcisismo.

10. Estou sempre atento a oportunidades.
Sim, há dias em que simplesmente estamos satisfeitos com tudo o que já alcançámos. Lembre-se, no entanto, que os trabalhadores de sucesso estão sempre atentos a oportunidades para melhorarem. Mantenha-se atento a tudo o que o rodeia: nunca se sabe quando vai descobrir a oportunidade que transformará a sua carreira!

MAIOR CONFIANÇA PROFISSIONAL


Cinco formas de ter mais auto-confiança

Novas responsabilidades, colegas e chefes difíceis ou uma situação difícil podem diminuir a sua auto-confiança profissional, precisamente na altura em que mais precisa de brilhar.
Aqui ficam sete formas de melhorar o seu desempenho, ajudando-o a trabalhar com segurança:

Avalie o Insucesso
Não viva os fracassos passados, nem fique obcecado com erros. Depois de passar anos a tentar inventar a lâmpada, Thomas Edison disse a um colega: “Não falhei: descobri 1.200 materiais que não funcionam.” Reconheça que é normal existirem problemas. Avalie o seu desempenho, enquadrando-o na conjuntura, circunstâncias e meios à sua disposição. Pense em cada erro como uma situação de aprendizagem: o que ganhou com ele?

Lembre-se: VOCÊ não é o problema

Uma baixa auto-estima é quase sempre acompanhada por um enfoque exagerado em si mesmo. Pelo contrário, indivíduos auto-confiantes auto-analisam-se raramente. Se vai fazer uma apresentação, será mais eficaz se se enfocar na plateia e na mensagem, do que se se obcecar consigo, com a sua imagem ou com a sua voz.
Se reparar que está a reviver uma reunião que correu mal, vai-se sentir melhor (e será muito mais produtivo) se parar de se preocupar e se envolver numa actividade de que gosta e que o mantenha ocupado.

Finja até conseguir

Pense na pessoa que mais admira, no seu mundo profissional. Analise a sua postura e a sua linguagem corporal. Adopte-a como modelo.
Ande de costas direitas, sorria, mantenha contacto visual. Mantenha uma aparência calma e de controlo.
Não se deixe invadir por pensamentos negativos ou dúvidas: recorde-se do seu último sucesso, dos motivos por detrás do mesmo. Se se recordar dos seus triunfos, vai, inconscientemente, adoptar os comportamentos e capacidades de uma pessoa segura. Mais cedo do que imagina, a sua auto-imagem vai influenciar as suas acções e deixará de fingir!



Descontraia
Deve tomar uma precaução, quanto ao passo anterior: as pessoas que tentam projectar confiança enquanto ainda se sentem tensas, passam, frequentemente, uma imagem muito agressiva.
Encontre formas de se descontrair: respire profundamente, caminhe (mesmo que seja nos corredores da empresa: vá tirar fotocópias; em vez de telefonar, visite o colega na secretária dele), use as escadas, em vez do elevador…
Para muitos, é fácil visualizar um local tranquilo (por exemplo, uma praia paradisíaca), durante alguns minutos… Outros, visualizam o rosto de um familiar, duma pessoa amada, dum filho…


Celebre os seus Sucessos.
Se não dá crédito a si mesmo, ninguém o fará.
Dedique algum tempo a saborear os seus sucessos: vai-se sentir melhor, vai aprender com as suas vitórias (quais os factores que pode repetir no futuro, por exemplo) e vai criar um armazém de boas memórias, que o ajudarão a ultrapassar a sua próxima crise de auto-confiança…

Ser um Bom Gestor



Alguma vez se interrogou sobre o que é que faz, como gestor?
A gestão pode parecer vaga e cheia de variáveis irritantes, até ao ponto do caos. Não é tão concreta como definir as características de um produto, ou criar relatórios…


Então, o que é que os gestores fazem?
A lista seguinte clarifica o papel do gestor.
Algumas destas capacidades parecem simples, mas são mais difíceis e exigentes do que parecem, à primeira vista. A sua excelência na gestão depende tanto dos objectivos que selecciona, como da técnica que usa para os alcançar.


1. Comunique de forma clara e cuidadosa

A comunicação está subjacente a todas as outras competências de gestão e é uma componente essencial do seu sucesso. Nunca encontrará um bom gestor que seja um mau comunicador e, muitas vezes, pode encontrar as raízes do seu insucesso numa má comunicação.

Da comunicação vem comunidade. A forma como comunica com as pessoas não só dá informação, como também estabelece o tom para a cultura do seu departamento.
Quando fala duma forma objectiva, positiva e encorajadora, está a criar uma atmosfera de apoio e desenvolvimento dos seus colaboradores.
Ao dominar esta competência, vai eliminar uma vasta gama de problemas interpessoais e criar uma cultura que fomenta o que há de melhor nas pessoas.



2. Canalizar a informação através dos canais correctos...

Como gestor, você é um distribuidor de informação corporativa. Passa informação dum lado para o outro, filtrando o conteúdo de forma apropriada. A comunicação é o sistema de ligação, dentro da empresa e você é quem mantém o fluxo.
A forma como desempenha esta função pode afectar o desempenho da sua equipa, bem como certos grupos e pessoas chave vos percepcionam.
Por exemplo:
• Quando passa aos membros da sua equipa, informação chave sobre a indústria ou a organização, mostra-lhes a visão geral, ajudando a motivá-los a alcançar objectivos e a tomar decisões sustentadas.
• Quando informa os seus superiores das contribuições realizadas pelos membros da sua equipa (bem como das suas necessidades), promove o valor dessas pessoas e justifica os recursos necessários para as suas funções.
• Quando partilha informação sobre as necessidades e sucessos da sua equipa, com outros departamentos da empresa, promove a visibilidade e reconhecimento da sua equipa dentro da organização.
Canalizar informação é uma demonstração visível da sua competência profissional.



3. Alinhar os Recursos Humanos pela estratégia da empresa

Dado que é aquele que está à frente de todos, é o que tem a melhor visão do fim a alcançar.

É a si que compete direccionar a sua equipa para o destino estabelecido pela empresa.
Pegue na visão, missão e objectivos da sua organização: divida-os em objectivos que sejam mensuráveis, realizáveis e criativos, em função dos grupos ou indivíduos que esteja a gerir.

Por outras palavras, crie um plano. Depois, dirija as pessoas no caminho da missão corporativa.


4. Motive a sua equipa para atingir objectivos

Uma equipa motivada pode alcançar muito mais, com muito menos. A motivação não é apenas dinheiro e incentivos, apesar destes desempenharem um papel chave. Apesar de procurarmos auto-motivação nos membros da nossa equipa, a motivação também parte do líder, sob a forma de inspiração. É sua função motivar a equipa.
Crie uma equipa, inspirando-a a alcançar objectivos estimulantes, num ambiente de trabalho sem forças antagónicas.

A sua função é apontar o caminho e limpá-lo de obstáculos.


5. Gestão de prioridades e de tempo

Alguém tem de prestar atenção a todos os factores… Alguém tem de estar numa posição mais recuada, observando, avaliando e pressionando esses factores, em determinados momentos. Esse alguém é o gestor, ou seja, você… Nas trincheiras dum projecto, é difícil saber conjugar as tarefas com as exigências e prazos das diferentes pessoas.

Para além disso, cada um deles considera o seu projecto mais importante do que os da restante equipa.
Os bons gestores exercem uma gestão de tempo disciplinada, quer para si, quer para as pessoas que lhes reportam. Comece por gerir o seu próprio tempo e prioridades, ultrapassando qualquer inclinação para a inércia ou para adiar temas.

Depois, ajude a sua equipa a ultrapassar os deles



6. Monitorizar e coaching do progresso


Claro que não pode apenas atribuir tarefas, motivar as pessoas e depois sentar-se á espera de relatórios sobre o progresso.

Os projectos caem, se não forem monitorizados.
Como gestor, tem de monitorizar constantemente o progresso, falando com as pessoas e fazendo o levantamento dos problemas ou obstáculos. Invista num acompanhamento desde o início, para que os membros da sua equipa saibam que lhes vai perguntar sobre a situação actual dos seus projectos e quando espera que eles alcancem os objectivos.
Uma equipa deixada sozinha não vai alcançar tanto como uma equipa a quem é feito um coaching personalizado, levando-os até ao sucesso.



7. Avalie resultados

O resultado final do seu trabalho são os resultados da sua equipa. Precisa de avaliar o seu sucesso, avaliando o alcance de resultados. Geralmente, as organizações avaliam os resultados através de avaliações de desempenho.
No entanto, as avaliações de desempenho nem sempre motivam e recompensam o mérito, como seria de esperar. Muitas vezes, são motivo de stress e de desânimo. Contudo, as suas acções podem mudar a forma como a sua equipa vê as avaliações de desempenho e respectiva utilidade.
Se abordar as avaliações na perspectiva do funcionário (e não como um juiz), vai ajudar as pessoas a triunfarem, em vez de julgar o seu carácter. Veja o tema sobre este prisma: como gestor, é sua responsabilidade apontar aos membros da equipa os pontos a melhorar, como podem ir de encontro aos objectivos da empresa e como podem ascender na organização; é o líder da sua equipa e eles contam consigo



8. Resolva conflitos

Os conflitos são stressantes – e ocorrem em todos os locais de trabalho.
Apesar das nossas melhores intenções, eles não desaparecem. Ninguém gosta de trabalhar em ambiente de guerra, mas poucas pessoas têm formação em gestão de conflitos.
Aprenda os princípios e as práticas da resolução cooperante de conflitos, demonstre essas capacidades e ensine-as à sua equipa. Quando reduzir a fricção que impede a produtividade no local de trabalho, vai estimular uma maior cooperação e o alcance mais fácil de resultados, melhorando a qualidade de vida no ambiente de trabalho.



9. Desenvolva as capacidades da sua equipa

As exigências actuais que a sua equipa enfrenta não serão as mesmas no futuro.
“A sobrevivência do mais forte” não se refere à força física, à inteligência ou às competências, mas sim à melhor capacidade de adaptação ao meio envolvente.
Como gestor, deve antecipar o contexto futuro e desenvolver as competências necessárias. Isto inclui, quer as suas capacidades pessoais, quer as da sua equipa.


10. Recrute capacidades complementares

Não conduza a sua equipa ao falhanço, apenas porque não lhes dá as ferramentas e formação necessárias para desempenharem as suas funções.
Quando recrutar, procure as capacidades e competências que não existem no seu grupo e de que este necessita para avançar.



11. Quando ser colega e quando ser gestor

Os gestores novos tendem a ser do tipo que arregaça as mangas e faz ele mesmo o trabalho, quando as circunstâncias o exigem. Muitas vezes, é mesmo necessário fazê-lo e não devemos recear tomar a iniciativa.
Contudo, não podemos fazer o trabalho de todos os membros da nossa equipa, substituindo-nos aos mesmos. Temos de nos focar nas nossas tarefas, enquanto os guiamos e ajudamos a realizar as suas.



Conclusão

Leve a sua equipa ao sucesso.
Um gestor é alguém que melhora os desempenhos, criando sinergias entre os diferentes actores e fazendo com que o todo seja maior que a soma das partes.
Quando bons gestores unem as pessoas, estabelecem a direcção, motivam, comunicam, apoiam e eliminam obstáculos, a energia dos diferentes indivíduos concentra-se num movimento para a frente: tudo devido ao seu líder.

E esse líder é você: é essa a sua função.

Anda a Preguiçar?

A produção e a concentração são essenciais para a progressão na carreira. Ocasionalmente, é natural que as pessoas se desviem temporariamente do caminho. As sugestões seguintes vão ajudá-lo a concentrar-se, motivar-se e preparar-se para o sucesso!

Cuidado porque as empresas são cada vez menos coniventes com a preguiça!

Relatórios recentes indicam que as empresas perdem anualmente biliões de Euros, por perda de produtividade. O trabalhador médio admite desperdiçar mais de duas horas por dia, em actividades tão simples como telefonemas pessoais, socializar com colegas, tomar café...
As empresas prestam cada vez mais atenção à falta de produtividade e começam a punir os colaboradores menos empenhados. Quem não gere bem o seu tempo e não está consciente de que as suas acções menos produtivas chamam a atenção, deve reflectir que esses factores podem custar-lhe promoções, aumentos e evolução na carreira...


1. Atrasos crónicos
O “mais vale que nunca” não se aplica ao mundo do trabalho.
Se é sempre o último a chegar ao escritório, os seus colegas e directores podem, não só questionar o seu profissionalismo, mas também ficarem aborrecidos com a sua falta de espírito de equipa (mesmo que fique até mais tarde, para compensar).
Para além disso, ao saber que está atrasado, pode chegar ao escritório já stressado e sem concentração.
Ideias práticas para corrigir
Apesar de todos gostarmos de dormir até tarde, de vez em quando,
chegar sistematicamente atrasado é um péssimo hábito. Para o superar, determine a que horas TEM de sair de casa. O objectivo é sair 5 a 10 minutos ANTES desse deadline. Pode também encontrar um colega de trabalho com quem partilhar a viagem, obrigando-se a ser mais pontual. Certifique-se de que conta com algum tempo extra, para imprevistos de viagem…


2. Visitinhas à Internet

Os “inofensivos” 15 minutinhos que passamos a surfar na Internet e a enviar e-mails aos amigos não fazem mal a ninguém, pois não? A verdade é que, infelizmente, acabam por nunca ser apenas 15 minutos. Segundo estudos do consultor americano Robert Haf, cada trabalhador passa, em média, uma hora por dia a tratar de assuntos pessoais na Net. Os custos? Na América, estas horas desperdiçadas de produtividade significam perdas anuais de mais de 178 biliões de dólares. E se pensarmos que Portugal está em crise…. Talvez esteja na hora de nos preocuparmos com isso!
Para além disso, ao aceder à Internet usando o computador da empresa, está a deixar um rasto electrónico de todas essas actividades pessoais. Esse registo pode prejudicá-lo gravemente.
Ideias práticas para corrigir
Se é mesmo um fanático de desporto ou gosta de ler as últimas actualidades, não ceda à tentação de entrar na Net quando está envolvido em projectos.
Apesar duma pausa mental em alturas de stress ser parte da vida moderna, reserve as grandes leituras e pesquisas para quando estiver em casa. Dessa forma, mantém-se enfocado na tarefa e o seu trabalho terá maior qualidade e quantidade.
Além disso, não se esqueça que o computador do escritório pertence à empresa: deve utilizá-lo apenas para o seu trabalho…

3. Que soninho…

As horas menos produtivas, em qualquer empresa, são as que se seguem à hora do almoço.
Todos nos sentimos cansados e a nossa produtividade desce imediatamente nessa altura… A cabeça fica pesada, as pálpebras vão-se fechando e não há litros de café que ajudem… Recordamos com saudade a infância e a sesta que a mãe nos obrigava a fazer durante a tarde…
Infelizmente, os nossos chefes estão quase sempre alerta: reparam na nossa preguicite aguda e na resultante falta de output.
Ideias práticas para corrigir
Almoce energia!
Almoços completos e saudáveis (esqueça a fast-food, a barra de chocolate, as batatas fritas de pacote) ajudam-no a combater o sono ao início da tarde e mantêm-no alerta durante o horário de trabalho. Coma pequenas quantidades, ao longo o dia (de 3 em 3 horas, é o recomendado).
Quando se sentir com sono, abra uma janela, caminhe um pouco, procure a luz natural. O movimento faz com que a circulação sanguínea seja estimulada, o que desperta o organismo.

4. A atracção da distracção…

Quando nos distraímos facilmente com a conversa dos colegas, muitos cafés ou muitas piadas, é o nosso trabalho que sai prejudicado. Somos candidatos ideias para não cumprirmos deadlines, lutarmos para finalizarmos projectos, entregarmos apresentações fracassadas desde o início…
Ideias práticas para corrigir
Manter um bom relacionamento com os nossos colegas é saudável para a nossa carreira e bem-estar geral. Contudo, os nossos deveres profissionais, nunca devem ser prejudicados por uma “socialização” excessiva.
Termine primeiro a tarefa ou projecto que tem em mãos; depois, vá conversar e descontrair durante alguns minutos. Agora sim, já o merece!!!

5. Fazer recados

É importante equilibrar a nossa vida pessoal com a profissional. Fazê-lo, no entanto, não significa que se utilizem as horas de trabalho para tratar de assuntos pessoais. Permitir que as tarefas e obrigações pessoais interfiram constantemente com o trabalho é a maneira mais certa de prejudicar a sua carreira.
Ideias práticas para corrigir
É simples: enquanto está a trabalhar, foque-se no trabalho! Todas as outras actividades devem ser feitas fora do horário de trabalho. Sempre que possível, agende as consultas médicas para antes ou depois do horário de trabalho.
Seja honesto e peça ao seu chefe para prolongar um pouco a sua hora de almoço, em vez de mentir e sair para uma consulta médica! Se tem circunstâncias atenuantes (como um bebé, doenças na família, pais idosos), converse com o seu responsável: entre os dois, podem criar um horário temporário mais flexível.

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Coaching



"Na guerra actual por talentos, a melhor forma de segurar as vossas estrelas é conhecê-las melhor do que elas próprias e usar essa informação para adaptar a carreira aos seus sonhos." Harvard Business Review, 1999

O Coaching tornou-se rapidamente uma das principais ferramentas usadas pelas pessoas de sucesso, para viverem vidas extraordinárias. Através de sessões de coaching semanais, os meus clientes identificam o que é mais importante para eles e, nesse seguimento, alinham os seus pensamentos, palavras e acções.

Como sua Coach, trabalharei consigo para identificar o que deseja alcançar pessoal e profissionalmente. Vou apoiá-lo para alcançar a vida que realmente deseja. Se tiver uma vida que aprecie, começa a ganhar clareza quanto aos seus valores, permitindo-lhe fazer escolhas mais significativas e acções mais consistentes. O seu empenho nesta nova vida, através de coaching, oferece-lhe maior equilíbrio, felicidade, energia, abundância financeira, foco
e acções significativas, em todas as áreas da sua vida.

Como sua Coach, irei:

• Encorajá-lo a estabelecer objectivos que verdadeiramente deseje;
• Pedir-lhe que faça mais do que aquilo que faria sozinho;
• Ajudá-lo a focar-se melhor, de forma a produzir resultados mais rapidamente;
• Dar-lhe ferramentas, apoio e estrutura para atingir mais.

Link:
http://www.coachvillespain.com/facilitadores_autorizados.htm#Helena_GonÇalves_

O maior recurso de uma empresa são os seus Recursos Humanos


A minha missão é desenvolver os Recursos Humanos dos clientes, de forma a que tenham os conhecimentos, capacidades e confiança para realizarem actividades de acordo com os objectivos da empresa.

Para isso, todos os programas de formação possuem uma estrutura, que fomenta a obtenção de resultados, quer para as empresas, quer para os indivíduos.

1. Empenho
Antes de cada programa, cada formando recebe um briefing e uma tarefa pessoal.
Dar objectivos claros e uma tarefa cria motivação pessoal no formando.
Aos gestores, é disponibilizada informação sistematizada, pré e pós formação.

2. Relevância
Acredito que os formandos devem encontrar, dentro dos primeiros 30 minutos da
formação, um benefício pessoal que justifique a sua presença e os motive a continuar.
Os programas estão estruturados desta forma. Todos os nossos eventos fomentam o
envolvimento pessoal dos formandos, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico,
activo e amigável.

3. Acção
Realizar um programa de formação excelente não significa necessariamente que o
comportamento se modifique. Os programas ultrapassam este problema com tarefas
pós-formação, concebidas para criar actividades de acordo com os objectivos do
programa e da sua empresa.

Prepare a sua avaliação anual

Trabalhe ao longo do ano, para uma hora crítica

Recebe um e-mail do seu chefe, marcando o dia e a hora da sua avaliação anual. Entra em pânico ou em expectativa, sabendo que vai ter de apresentar ao seu chefe todo o trabalho dum ano? Tudo depende de como está preparado e da forma como geriu os seus objectivos ao longo do ano…

Reveja os seus objectivos ao longo do ano
Todos os colaboradores devem ir revendo os seus objectivos, ao longo do ano.
É um processo de auto-avaliação: ao reverem frequentemente os seus objectivos, é mais fácil relembrarem actividades e projectos, a serem usados como exemplo perante o chefe.
Existe um sistema simples, para demonstrar ao seu chefe que progrediu nos objectivos anuais. Esse sistema chama-se CAR (Contexto, Acções, Resultados). Pode criar um formulário para cada um dos seus objectivos. Imagine, por exemplo, que um dos seus objectivos é melhorar as suas capacidades de team-building. Usando o sistema CAR, pode apresentar o seu progresso da seguinte forma:

Contexto: Fui designado para participar numa task force de implementação duma nova estratégia de marketing.

Acções: Levei a que a equipa de actualização tecnológica se assegurasse de que o site da empresa reflectia a nova informação necessária.

Resultado: Actualizámos mais de 400 páginas com informação desactualizada, sobre a empresa e os nossos produtos. A minha equipa recebeu um louvor do Director de Marketing, pela sua participação no projecto.


Um outro exemplo:

Contexto: Criei uma competição comercial, para aumentar as vendas dum produto. O conceito foi colocar os melhores comerciais a partilharem as suas histórias de sucesso com os restantes colegas.


Acções: Solicitei ideias de alguns colegas e desenvolvi mensagens diárias, que foram colocadas na nossa intranet. Estas ideias foram, ainda, incluídas na nossa newsletter interna.


Resultado: Recebemos mais de 100 respostas de colegas e as vendas subiram 10%, este ano. Actualmente, os colegas fazem sugestões sobre como melhorar as vendas de outros produtos. A nossa página da intranet tornou-se uma das mais visitadas e comentadas internamente.
Se tiver bastantes histórias CAR para cada um dos seus objectivos, conseguirá demonstrar rapidamente os seus progressos, ao seu chefe. Se esperar pelo último minuto para reconstruir e recordar todo um ano de trabalho, vai provavelmente esquecer-se de muitas acções importantes que realizou.


Mantenha um arquivo de objectivos
Crie e dinamize um Arquivo de Objectivos: faça cópias de relatórios e de projectos finalizados. Uma vez por trimestre, no mínimo, compare-os com os objectivos atribuídos. Procure falhas, encontre as áreas que ainda tem de desenvolver; torne-as a sua prioridade para o próximo trimestre.
Pode constatar que os seus objectivos para os próximos seis meses já não são as tarefas mais importantes com que se deve ocupar. Se isso acontecer, está na altura de negociar os seus objectivos. Identifique a forma como as suas responsabilidades actuais se adequam às prioridades actuais da organização.
Aja agora!

Marketing pessoal
A avaliação anual é mais do que uma revisão salarial: pode ser uma oportunidade para promoção, imediata ou futura. A avaliação é a sua oportunidade para demonstrar que possui as qualidades de um top performer.
Analise quais são essas qualidades. Habitualmente, são a capacidade de realizar tarefas, de resolver problemas e de trabalhar com pessoas de todos os perfis. Durante a sua avaliação, conte histórias CAR, que demonstrem que possui as mesmas qualidades das pessoas nos lugares cimeiros da sua companhia. Realce as suas capacidades e comportamentos, com dados que os provem e sem falsas modéstias.



Planeie o próximo ano
A avaliação anual é uma altura excelente para estabelecer os objectivos do próximo ano. É importante fazê-lo duma forma clara, racional e contextualizada, porque é segundo estes objectivos que vai ser avaliado. Não improvise, não modifique, não altere… Sempre que necessário, negoceie novos objectivos com o seu chefe, mas sempre duma forma contextualizada, clara e argumentada.

Bons objectivos podem ajudar um colaborador a melhorar o seu desempenho em áreas específicas. Um bom desempenho dos colaboradores vai. Logicamente, ajudar a empresa a alcançar ou superar as suas expectativas. Por esse motivo, os objectivos devem ser METAS:

Motivador: só fazemos bem o que realmente queremos fazer…
Específico: convém uma descrição clara do que se deve fazer…
Temporizado: contém um acordo claro sobre os prazos
Alcançável: existe uma certa probabilidade de êxito
Seguível: como saberemos se os atingimos?

Conheça o seu chefe
Dependendo da formalidade da sua empresa, na definição de objectivos e processos de avaliação, muitas das suas recompensas serão baseadas no seu grau de alcance de objectivos. Por esse motivo, é importante mostrar progresso.
Contudo, também é essencial conhecer os factores importantes da sua comunicação.
Se já realizou o Perfil Forté, conhece a importância de adequar a sua comunicação ao interlocutor. Conheça os interesses, objectivos, prioridades e factores de motivação do seu chefe. Saiba como apresentar benefícios, como melhor comunicar as suas ideias e passar a imagem mais importante.
Não comunique à sua imagem, mas à imagem dele!

Prepare-se cuidadosamente e tenha uma boa avaliação!