DESGASTE PSÍQUICO LABORAL


Conheça os sintomas e remédios deste problema, tão frequente hoje em dia.


Actualmente, a cultura laboral tem cargas de trabalho pesadas, horas laborais extensas, menos tempo para descansar em casa e menos dias de férias. Todos estes factores causam esgotamentos laborais, em grande parte dos Recursos Humanos das empresas...

Os sintomas
Quais são os sintomas deste cansaço laboral, que diminui a satisfação pessoal, o bem estar individual, os resultados alcançados no trabalho?
Segundo Mary Rose Remington, autora do livro “Career Quest, a Practical and Spiritual Guide to Finding Your Life’s Passion” (Hearwood Publishing, USA), existem dez sintomas que indicam que está na altura de descansar, porque são indicadores concretos que está a desgastar-se com o seu trabalho.
1. As tardes de Domingo deprimem-no.
2. A qualidade do seu trabalho está a sofrer, mas já não se importa.
3. Chega frequentemente tarde ao emprego.
4. Mente, dizendo que está doente.
5. Distanciou-se emocionalmente dos seus colegas de trabalho.
6. O seu trabalho afectou a sua saúde mental ou física, a ponto de preocupar a sua família e amigos.
7. Ao ouvir rumores de potenciais reduções de pessoal, quase deseja ser um dos escolhidos.
8. Não tem trabalho suficiente para se manter ocupado, mas também não tem motivação para procurar novas tarefas.
9. O tempo passa lentamente e olha constantemente para o relógio.
10. Não se identifica com a empresa, preferindo não mencionar onde trabalha.


Uma das áreas mais analisadas em Coaching, o Desgaste Psíquico Laboral (DPL) está generalizado nas empresas portuguesas. As pessoas que sofrem de DPL agrupam-se em três categorias:


Viciado e apaixonado no trabalho
Envolve-se de tal forma que se “queima”, ainda que sinta que o que faz tem significado. Um viciado no trabalho está absolutamente determinado a ter êxito, para poder sentir que tem valor, como ser humano. Já não desassocia a vida pessoal da profissional. Êxito profissional torna-se sinónimo de êxito como ser humano, mas deixa de encontrar outras áreas de interesse na vida. E quando sente que está a falhar na vida profissional, todo o seu universo desaparece…
O remédio é simples: utilize a sua energia natural, como antídoto. Apaixone-se por outras áreas da sua vida, canalize as suas energias e competitividade para tarefas que lhe dêem um novo gozo. O cansaço laboral pode ser um presente, se o utilizar como um presente para modificar a sua vida.


Sem metas próprias
Se não redefine o êxito segundo o que pretende da vida, irá sempre tentar alcançar metas estabelecidas por outras pessoas. Podemos estar no caminho incorrecto por uma miríade de motivos.
Provavelmente, escolhemos o nosso caminho quando ainda éramos muito jovens (o curso
universitário é um exemplo) e, nessa época, os nossos valores e prioridades não eram deliberados e consequentes; talvez tenhamos sido influenciados pelas necessidades da família, pelos sonhos e esperanças dos nossos pais… Talvez o receio, a insegurança, a ansiedade tenham influenciado as nossas metas e caminhos. E o que pode ser pior: nesta caminhada, não escutámos a nossa voz interior…


Ambiente de trabalho prejudicial
Se acredita que o seu trabalho o está a desgastar, examine-se a si mesmo, em primeiro lugar. De que forma contribui para a situação? Analise, de seguida, que mudanças pode criar, nos seus
relacionamentos, nas suas tarefas, na sua gestão de tempo… Por último, se constatar que está numa situação extrema, aprenda a renunciar. Se tem de deixar esse emprego, faça dois planos: um a curto e outro a longo prazo. Não deixe os seus sonhos para o futuro. Torne-os realidade no presente. Aja!

O mais importante de se sentir “queimado pelo trabalho” é reconhecer que isso é um grito de ajuda, do seu corpo cansado e da sua mente, que não está a ser plenamente usada.


Diz-se que a loucura é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Se se sente esgotado, física e mentalmente, e continua a fazer o mesmo trabalho, ao mesmo ritmo, durante o mesmo horário, só conseguirá sentir-se ainda mais esgotado…
Está na altura de fazer algo de diferente!


Existem pelo menos 50 formas de lutar contra o esgotamento físico e mental.
Elas incluem:


• Se é Verão, faça umas pequenas férias! O ideal seriam duas semanas, mas uma já ajuda! Por vezes, afastar-se do trabalho ajuda a discernir o que se pode fazer de forma diferente, no regresso. Tente identificar especificamente o que causa maior stress: datas de entrega impossíveis de cumprir? Clientes difíceis? Interrupções constantes? Trabalho sem desafios?


• Planeie uma conversa com o seu superior. Apresente algumas soluções para os problemas: delegar mais trabalho a outros; uma semana de trabalho reduzida; trabalhar em casa um dia por semana; realizar tarefas diferentes…

• Se não recebe muito apoio, nem vê mudanças no horizonte, comece o processo de procura da sua própria motivação. Escreva numa folha tudo aquilo de que gosta no seu trabalho (de certeza que há algo!) e aquilo de que não gosta. Pense em recorrer à ajuda dum coach, para melhorar o seu CV e aumentar a sua autoconfiança; frequente cursos, para actualizar as suas competências. Melhore, para obter um emprego melhor!


• Analise as suas contas pessoais. Veja se tem condições financeiras para se sustentar durante o processo de procura de novo emprego, que pode ser longo.

• Se é professor, pode ter direito a uma licença sabática. Mesmo o sector corporativo permite que os seus funcionários se ausentem para melhorar as suas qualificações académicas.


• Utilize a sua hora de almoço na totalidade. Aproveite o tempo que sobra para caminhar um pouco…

• Concentre-se no que pode controlar: dormir o suficiente, comer de forma saudável, fazer exercício e comunicar com a sua rede de apoio: família e amigos!

0 comentários: