À PROCURA DE EMPREGO

Eis o final dos mitos da procura de emprego!

Se está à procura de emprego, sabe que todos os outros têm uma opinião para lhe dar! Apesar da maioria ser muito útil, existem várias que não estão totalmente correctas.
O mercado de emprego está em constante mutação e ideias que funcionaram há dois anos atrás podem estar desactualizadas.


1. Mito Um: o seu CV só deve ter uma página. Mais do que isso e ninguém o vai ler...
Poucos empregadores são assim tão rígidos, que atirem um CV para o lixo só porque tem mais do que uma página. Mais importante do que a sua duração, é o facto de o CV ser uma leitura interessante, desenhado especificamente para a função a que se candidata e (fundamental) que não tenha erros.
De facto, 84% dos executivos questionados pela Conexus International dizem que bastam um ou dois erros tipográficos num CV, para deixarem de ter o candidato em conta. Perto de 47% afirmaram que um único erro éum factor decisivo.
Se um CV duma página é preferível para candidatos com pouca experiência, aqueles que têm mais de 5 anos de carreira podem necessitar duma ou duas páginas adicionais para descrever a sua carreira e sucessos. Lembre-se, no entanto, que não vai atrair a atenção de ninguém com pormenores irrelevantes.


2. Não vale a pena pedir uma reunião, se a empresa não está a contratar.
Mesmo que uma organização não esteja a pensar em ampliar os seus RH sem breve, há fortes hipóteses que concorde em o conhecer pessoalmente. Esforce-se por marcar uma reunião com alguém do Departamento de RH (de preferência alguém que esteja a recrutar), que o possa informar mais sobre a companhia e lhe dê respostas e dados, para além dos que se podem encontrar onlinee nos materiais de marketing da empresa. Muitas empresas não se importam de conhecer informalmente candidatos, se estes mostrarem um interesse genuíno pela empresa e ramo de negócios. Será difícil oferecerem-lhe um emprego como resultado desta conversa informal, mas poderá desenvolver a sua network profissional e, no processo, conhecer oportunidades futuras dentro desta empresa.


3. Candidatou-se a um emprego e não lhe responderam: a vaga já está preenchida.
Só porque a empresa não o contactou, não quer dizer que não esteja interessada. É muito habitual os gestores estarem tão ocupados, que só têm tempo para contactar os candidatos um mês depois de colocarem os anúncios. Não desanime: em vez disso, aja! Dos gestores questionados pela Conexus International, uns surpreendentes 94% afirmaram que os candidatos devem contactar a empresa depois de apresentarem o seu CV; 82% recomendam que o faça (seja por e-mail, telefonema ou carta personalizada), duas semanas depois de se candidatar. Vai surpreender pelo seu espírito de iniciativa!


4. Os candidatos mais qualificados ficam sempre com o emprego.
É verdade que os empregadores querem contratar profissionais capazes de realizarem as funções, e vão comparar cuidadosamente a educação, conhecimentos, capacidades e competência dos candidatos versus as exigências do posto. Contudo, surpreendentemente, vão depender da sua intuição e gosto pessoal quando tomam a decisão final. Dos empresários que responderam, 46% dizem que confiam totalmente na sua intuição quando tomam decisões contratuais; outros 49% seguem o seu instinto na maior parte das vezes. Actualmente, as características que pesam mais na decisão de contratação envolvem as designadas "softskills": inteligência emocional, a forma como se relaciona com as outras pessoas. Por isso, se estáinteressado numa posição mas não se considera qualificado, não a coloque imediatamente de parte. A sua personalidade pode colocá-lo a par de alguém tecnicamente mais qualificado.


5. Hoje em dia não se pode negociar salários.
A procura de profissionais qualificados continua a superar a oferta em muitas especialidades. Os candidatos que reúnem experiência, conhecimentos e capacidades continuam a receber várias ofertas. Dedique algum tempo a pesquisar colegas doutras empresas, com funções equiparáveis: saiba quais as condições que reúnem, em termos de salários e benefícios adicionais. Dessa forma, poderá escolher a melhor oportunidade e negociar condições favoráveis.

6. Quando as coisas correm mal, aceite a primeira oferta!
Se está à procura de emprego há muito tempo, a pressão vai fazer com que queira aceitar a primeira oferta que lhe coloquem. No entanto, tenha cuidado para não aceitar uma função que lhe vai dar mais problemas do que satisfação. Tolerar um emprego que odeia –seja por uma semana ou um ano – vai atrasá-lo na sua carreira e vai exigir um preço pesado, em termos pessoais. Pode ter de aceitar uma função menos ideal em determinadas situações, mas não se deixe desmoralizar, nem duvide das suas capacidades! Continue à procura duma posição que o atraia, assim que tenha condições financeiras para não se sentir pressionado.

0 comentários: