MAIOR CONFIANÇA PROFISSIONAL



Cinco formas de ter mais auto-confiança

Novas responsabilidades, colegas e chefes difíceis ou uma situação difícil podem diminuir a sua auto-confiança profissional, precisamente na altura em que mais precisa de brilhar.
Aqui ficam sete formas de melhorar o seu desempenho, ajudando-o a trabalhar com segurança:

Avalie o Insucesso
Não viva os fracassos passados, nem fique obcecado com erros. Depois de passar anos a tentar inventar a lâmpada, Thomas Edison disse a um colega: “Não falhei: descobri 1.200 materiais que não funcionam.” Reconheça que é normal existirem problemas. Avalie o seu desempenho, enquadrando-o na conjuntura, circunstâncias e meios à sua disposição. Pense em cada erro como uma situação de aprendizagem: o que ganhou com ele?

Lembre-se: VOCÊ não é o problema
Uma baixa auto-estima é quase sempre acompanhada por um enfoque exagerado em si mesmo. Pelo contrário, indivíduos auto-confiantes auto-analisam-se raramente. Se vai fazer uma apresentação, será mais eficaz se se enfocar na plateia e na mensagem, do que se se obcecar consigo, com a sua imagem ou com a sua voz.
Se reparar que está a reviver uma reunião que correu mal, vai-se sentir melhor (e será muito mais produtivo) se parar de se preocupar e se envolver numa actividade de que gosta e que o mantenha ocupado.

Finja até conseguir
Pense na pessoa que mais admira, no seu mundo profissional. Analise a sua postura e a sua linguagem corporal. Adopte-a como modelo.
Ande de costas direitas, sorria, mantenha contacto visual. Mantenha uma aparência calma e de controlo.
Não se deixe invadir por pensamentos negativos ou dúvidas: recorde-se do seu último sucesso, dos motivos por detrás do mesmo. Se se recordar dos seus triunfos, vai, inconscientemente, adoptar os comportamentos e capacidades de uma pessoa segura. Mais cedo do que imagina, a sua auto-imagem vai influenciar as suas acções e deixará de fingir!


Descontraia
Deve tomar uma precaução, quanto ao passo anterior: as pessoas que tentam projectar confiança enquanto ainda se sentem tensas, passam, frequentemente, uma imagem muito agressiva.
Encontre formas de se descontrair: respire profundamente, caminhe (mesmo que seja nos corredores da empresa: vá tirar fotocópias; em vez de telefonar, visite o colega na secretária dele), use as escadas, em vez do elevador…
Para muitos, é fácil visualizar um local tranquilo (por exemplo, uma praia paradisíaca), durante alguns minutos… Outros, visualizam o rosto de um familiar, duma pessoa amada, dum filho…

Celebre os seus Sucessos.
Se não dá crédito a si mesmo, ninguém o fará.
Dedique algum tempo a saborear os seus sucessos: vai-se sentir melhor, vai aprender com as suas vitórias (quais os factores que pode repetir no futuro, por exemplo) e vai criar um armazém de boas memórias, que o ajudarão a ultrapassar a sua próxima crise de auto-confiança…

0 comentários: