SEJA RADICAL COM A SUA CARREIRA

Aqui ficam 8 ideias práticas para evoluir

Arrepia-se com a ideia de passar anos a mexer em papéis, responder a
e-mails, passar despercebido e sair da empresa sempre às 18.30? Quer
um emprego com significado, que dê felicidade? Quer sentir-se
entusiasmado às Segundas, de manhã?


Então este artigo é para si….


1. Torne-se radical
Recorde-se daquelas épocas passadas em que desempenhou as suas funções no seu melhor nível: ultrapassou as expectativas, excedeu os seus próprios limites, surpreendeu os outros (e a si!). Estava a ser “carreirista”: agiu para se tornar uma versão mais poderosa, valiosa e preenchida de si mesmo.
Ser “carreirista” não é trabalhar mais ou ganhar mais dinheiro. É o processo profundo, glorioso, assustador, infinitamente difícil e tão recompensador de se tornar um “EU” melhor!
Os “carreiristas” tornam-se as pessoas mais valiosas nas empresas, por um motivo muito simples: vivem de acordo com o que é possível, em vez de se limitarem ao que existe.
A verdade é que temos sempre o poder de reinventar a nossa carreira. Sempre. Mas com esse poder vem uma responsabilidade significativa: somos responsáveis pelo nosso sucesso.

2. Bem-vindo à “Era da Intensidade”
No escritório, os prazos estão cada vez mais apertados, os orçamentos diminuem, as expectativas aumentam.
Em casa, tentamos conjugar amor e família no pouco tempo disponível. A nossa vida rege-se por telemóveis, computadores…Éstressante? Sem qualquer dúvida. É exactamente por isso que é essencial gostarmos da nossa carreira. Se o trabalho exige tanto de nós, devemos exigir o máximo de recompensas possíveis...

3. A Revolução é o novo status quo
A mudança torna-nos ansiosos. A maior parte das pessoas deixa que a ansiedade as paralise. Optam pela segurança em vez do brilho, pela segurança em vez da satisfação. Escondem-se atrás das secretárias, esperando fugir às tempestades do escritório. No entanto, a mudança já não é a excepção. Na vida moderna, é a regra! Chegou a altura de sair da secretária e começar a revelar-se: LUTE por si, mais ninguém o vai fazer!
4. Adeus à segurança
“Era uma vez…” Lembra-se da época em que os profissionais trocavam o seu tempo e as suas
capacidades pelo dinheiro e segurança dados pelo empregador? Bem, a história de fadas acabou e ainda bem! Já não estamos amarrados por promoções anuais…Já não temos de confiar na benevolência do chefe. Se não nos garantem um aumento de 4%, se não nos reconhecem valor, então estamos livres para procurar algo melhor nas nossas vidas. Nunca o indivíduo teve tanto poder de negociação na sua vida profissional!

5. Qualidade de trabalho. Qualidade de vida. Qualidade de recompensas. Escolha uma…
A sua prioridade é ter sucesso no emprego? Ir para casa às 18h? Ou ter uma carteira de acções da empresa? Assim que estabeleça prioridades, a sua satisfação no emprego depende de encontrar uma empresa que tenha as mesmas. Se está dedicado a obter uma performance excepcional mas a sua empresa só se dedica à obtenção de ganhos imediatos, não partilham os mesmos objectivos.
Você é um artesão, numa fábrica de plástico…

6. Aprender boxe!
As vitórias já não se alcançam em salas de reuniões. Hoje, o sucesso ganha-se nas ruas, no campo, com o nosso instinto e a nossa inteligência. Tem de arregaçar s mangas, se quer vencer. Está disposto a esforçar-se ainda mais, a trabalhar ainda mais rápido e a pensar de forma inovadora, independentemente dos obstáculos? Sim? Então levante-se, limpe o sangue do nariz e volte ao ringue!

7. Darwin estava errado
Em alturas de caos, todos se focam na sobrevivência. No entanto, os mais fortes não sobrevivem apenas: crescem! Se consegue aprender e desenvolver-se durante as maiores crises, não vai apenas ultrapassar as dificuldades: vai ter sucesso devido a elas!
Num mundo em que a duração média dum emprego é de 3,5 anos, não pode deixar que seja a empresa a direccionar a sua carreira. Tudo depende de si. Evolua!

8. Impulsione a carreira
Como aumentar a sua própria noção de valor, em termos pessoais, de empresa e de mercado?
Torne-se um colaborador necessário, ao encontrar um nicho ainda inexplorado, dentro da sua área ou empresa. Construa uma rede forte de contactos sociais, que o auxiliem ao longo do tempo.
Ataque projectos menos visíveis, para obter exposição e conhecimento.
Está pronto para ser radical? Eis a sua hipótese.
Aja, para se tornar mais poderoso, valioso e preenchido.
Seja um empreendedor!

0 comentários: