Sete Temas numa Entrevista

Há alguns anos atrás, quando eu odiava o emprego que tinha, o meu careercoach incentivou-me a escrever alguns exemplos sobre alturas e eventos em que o resultado foi influenciado pelas minhas acções. No início fiquei bloqueada, mas após alguns dias játinha escrito mais de 15 páginas. Eram pequenos exemplos de situações em que, através das minhas atitudes ou acções, eu tinha-me desenvolvido, ou melhorado a equipa em que me inseria.

O que é que isto tem a ver com entrevistas de emprego?
Se ler livros sobre entrevistas de emprego, vai reparar que recomendam que memorize uma série de perguntas e respostas. Contudo, uma entrevista não é um interrogatório, é uma conversa. Para que decorra dessa forma, você deve levar consigo uma série de histórias sobre a sua vida empresarial e profissional.
Quando for a uma entrevista, deixe os seus nervos à porta. A melhor forma de o fazer é preparar-se exaustivamente. A melhor forma de se comportar é ser você mesmo, contando os seus casos pessoais e profissionais.
Este facto é especialmente importante quando falamos de entrevistas baseadas em competências, tão usadas actualmente.
Numa entrevista tradicional, o entrevistador vai colocar questões para determinar se você possui os conhecimentos e técnicas necessários ao desempenho da função.
Uma entrevista baseada em competências vai mais fundo, colocando-lhe questões adicionais, sobre a sua personalidade e os seus atributos pessoais. O objectivo é saber se se vai adaptar à cultura organizacional. Estes factores são as suas "competências comportamentais".
Numa entrevista baseada em competências, metade do tempo será passado a conversar sobre as suas capacidades profissionais e a outra metade, sobre as suas competências comportamentais. O entrevistador estará à procura de provas sobre como agiu em situações reais, no passado.
Um empregador quer saber:
•Você é uma vantagempara a empresa? Vai ajudá-la a ganhar dinheiro?
•É um membro de equipa? Vai encaixar-se na hierarquia corporativa ou vai ser triturado?
•Consegue dar e receber ordens?
•Vai adaptar-se à cultura organizacional? Ninguém quer "prima donnas"…

A melhor forma de demonstrar estas características é tomar a iniciativa: leve consigo vários exemplos reais, que demorem entre 30 a 90 segundos cada.

Pode começar a desenvolver os seus exemplos por estas sete áreas:
1.Alturas em que deu lucro ou poupou dinheiro, num projecto ou empresa
2.Uma crise no seu emprego (ou vida) e a forma como respondeu/recuperou da mesma.
3.Uma altura ou projecto em que tenha trabalhado em equipa e qualfoi a sua contribuição.
4.Uma altura na sua vida pessoal ou profissional em que teve de ultrapassar o stress.
5.Uma altura profissional em que foi um líder eficaz ou em que direccionou pessoas.
6.Um fracasso profissional e a forma como o ultrapassou.
7.Acontecimentos (durante a sua carreira), que o levaram a mudar de direcção e os resultados que alcançou.

Quero salientar que uma entrevista não éum interrogatório. É uma conversa entre iguais.
Quando conseguir ter uma postura destas numa entrevista, estámais perto do seu objectivo de ficar com esta função, porque…
É a conversa que ganha a entrevista e éa conversa que ganha o emprego!
Para conversar com sucesso, comece a preparar os seus exemplos pessoais HOJE!

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